Case de insucesso - Propagandas mal sucedidas
Caso de chuva de chocolate Twix
Empresa fundada em Nova Jersey na cidade de Mount Olive, nos Estados Unidos é um dos maiores fabricantes de chocolate do mundo. A empresa Mars Chocolate está presente no Brasil desde 1994, conta com aproximadamente 500 associados tem escritório em São Paulo e também fabrica e escritório em Guararema/SP e 120 associados trabalhando em Barro Preto/BA, no centro Mars de ciência do cacau.
A empresa divulgou nas principais redes sociais que realizaria uma chuva de chocolate Twix na Avenida Paulista, que é considerada a principal e mais importante da grande São Paulo, exatamente as 14 horas no dia 30 de maio de 2010. Porém tal ação publicitária não deu muito certo devido a uma pane nos canhões que iriam arremessar os chocolates ao público.
De acordo com a Mars Brasil, fabricante do Twix, foram arremessados 16 mil tabletes de chocolate para um público de cercar de 2 mil pessoas, porém o que era para ser arremessado mecanicamente teve que ser realizado de forma manual, frustrando os participantes da prometida chuva de chocolates, uma vez que manualmente não atingia a totalidade do público. Ainda de acordo com a marca a quantidade de pessoas foi maior que a esperada, devido a propagação da notícia nas redes sociais.
O que poderia ser uma jogada de sucesso, tornou-se alvo de duras críticas, devido ao insucesso da ação. Assim como a internet fez a divulgação em massa, as críticas vieram na mesma proporção, principalmente em twitter e em blogs, gerando inclusive uma página de protesto exclusiva para a frustrante promoção do produto.
Outra consideração levantada pelo público foi a dificuldade do acesso ao local, e as informações desencontradas sobre o real horário do evento, já que no folder estipulava um horário e os organizadores restringiram o acesso antes mesmo do combinado.
Os organizadores do evento sugeriram que os participantes da chuva de chocolate levassem guarda chuvas para que no momento da “chuva” fossem