casas soberbas
Passo 2 :” ...Um gerente de nível hierárquico mais baixo cita uma expressão frequentemente utilizada na empresa: “se não estiver decidido em reunião ou não pedirem, não vá inventar”. Recomenda-se que os vendedores de uma área geográfica tenham pouco contato com vendedores de outra área geográfica, ainda que vendam os mesmos produtos. O mesmo vale para supervisores e gerentes. Clientes não têm opiniões muito valorizadas e não existem parcerias com outras empresas. Há muito tempo não lançam produtos ou serviços novos e estão confusos com as ferramentas da internet...”
Uma empresa conservadora.
- Para que o conhecimento tácito dos funcionários seja valorizado é necessário que a empresa adote um ambiente de confiança, apoio, liberdade de expressão e sempre deixar claro aos funcionários quais as missões visão e valores da empresa. Assim o funcionário poderá interagir, opinar, e compartilhar com a empresa seus conhecimentos.
Na criação do conhecimento na organização deve-se em primeiro momento criar um modelo de espiral para a empresa, onde levarão em consideração os conhecimentos explícitos e tácitos presentes na empresa. A interação entre esses dois fatores é chamado de conversão do conhecimento, que da origem a 4 modos: socialização, externalização, combinação e internalização e com isso irá torna-la uma empresa inovadora.
Capital intelectual: Este capital deve ser valorizado quando útil a empresa. Deve-se adotar a ideia de aceitação de opiniões dos funcionários para que exista uma troca de conhecimento entre todos que fazem parte da organização.
Empresa que aprende: Os lideres da empresa devem está dispostos a receber novos conhecimentos e novas informações dos funcionários para que a situação em que se encontra a organização seja revertida.
Ambiente Ba: É necessário a criação de um ambiente onde os líderes devem criar um clima necessário para que os conhecimentos sejam acumulados e os