casa soberbas
Então, vamos aos passos!
Passo 1: Para salvar a empresa Casas Soberba, é importante rever alguns tópicos principais da Gestão do Conhecimento e também conhecer um pouco mais sobre as grandes redes de varejo do Brasil:
Retome o conteúdo da disciplina Gestão do Conhecimento, disponibilizado no AVA, para dar início às fundamentações teóricas da sua proposta para as Casas Soberba.
Você deve se atentar, especialmente, aos seguintes aspectos:
Nas aulas 2 e 3, procure saber mais sobre a essência do modelo de criação do conhecimento organizacional.
Nas aulas 4 e 5, considere aprofundar sua visão sobre os fatores-chave mais importantes para promover o conhecimento nas empresas.
Nas aulas 6, 7 e 8, dedique-se à compreensão das ferramentas para a gestão do conhecimento.
Dica: Sempre que julgar necessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina:
NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.
Analise, como síntese geral, o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi por meio da seguinte leitura:
CARTONI, D. Gestão do conhecimento como ferramenta de estratégia organizacional. Revista de Ciências Gerenciais. Valinhos/SP: Anhanguera Educacional, 10 out. 2006. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: . Acesso em: 26 fev. 2014.
Considere que é muito importante conhecer a área em que atua a empresa que contratou a sua assessoria. Veja só: o ramo varejista no Brasil é o 2o maior empregador, perde apenas para o governo.
Luiza Helena Trajano (fundadora das lojas Magazine Luiza) e Samuel Klein (fundador das Casas Bahia) representam o espírito do sucesso do ramo varejista no Brasil. São exemplos que chamam a atenção do mundo inteiro para apostas aparentemente simples que levaram a resultados de enorme expressão. Buscas na