APS ATLETISMO
Curso de Educação Física – ICS
Campus Marquês
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATLETISMO
SÃO PAULO, 2013
ATLETISMO
Projeto de Atividade Práticas Supervisionadas do Curso de Educação Física da Universidade Paulista – UNIP – Campus Marquês, orientada pelo Professor Cleber Guilherme.
SÃO PAULO, 2013
Sumário
Introdução
A pesquisa realizada abaixo tem como objetivo apresentar o Atletismo. Sabe-se que esta modalidade é bem ampla, porém não é divulgada em grande escala como o futebol por exemplo. É um esporte antigo e prestigiado por muitos países. Caçador de recordes, o atletismo vem se renovando a cada ano, revelando alguns atletas que se destacam com suas grandes habilidades de velocidade, flexibilidade, força e precisão.
Nas escolas, o atletismo pode ser apresentado de forma adaptada, como por exemplo, os arremessos – podem ser feitos com bolas de peso bem leve, bolas de basquete, discos. Tudo para a criança adquirir técnica para posteriormente, ter uma chance de ingressar no atletismo.
Abaixo serão apresentadas as aulas ministradas, dando o conceito e a prática desta modalidade, evidenciando as adaptações necessárias para poder ensinar uma criança.
1. Classificação das Provas de Corrida
Provas de corrida de rua: o limite de participantes é grande e agrada, principalmente, os atletas que treinam sem objetivos profissionais. Também são conhecidas por provas de fundo ou resistência. Exigem um bom preparo físico.
Provas de corrida: também atendem pelo nome de provas de pista e dividem-se em competições de curta (100m, 200m e 400m), média (800m, 1.500m e 3 mil metros) e longa distância (5 mil metros, 10 mil metros e 42,195km). Vale ressaltar que as provas de longa distância também podem ser realizadas na rua.
Maratona: competição de longa distância, realizada somente na rua. Os atletas percorrem 42,195km.
Corridas