Casamentos e Divorcios
Considerando números absolutos, os casamentos superam em mais de cinco vezes o número de divórcios no país. Em 2006, foram realizados 889.828 casamentos e 162.244 divórcios.
Entre as mulheres, a idade média do primeiro casamento é 25,4 anos, enquanto os homens casam-se pela primeira vez com 28,3 anos. Quando se divorciam, os homens têm idade média de 43,1 anos e as mulheres, 39,8 anos.
Segundo o IBGE, o número recorde de uniões pode ser conseqüência dos casamentos coletivos que aconteceram em diversas cidades do país durante o ano. Esses eventos reduzem os altos custos que muitas vezes impedem os casais de realizar a cerimônia. "A expansão de cartórios em cidades pequenas e a redução do custo das certidões de casamento também podem ter contribuído para o aumento", afirma Wagner Silveira, supervisor do instituto.
A distribuição dos casamentos ao longo do ano evidencia que a questão financeira é mesmo essencial para a união. O mês de dezembro continua sendo, nas últimas décadas, o que concentra o maior número de cerimônias. O IBGE entende que este fato deve-se principalmente ao 13º salário.
Os dados divulgados pelo IBGE mostram também que o percentual de casamentos realizados entre indivíduos solteiros ainda é predominante -85,2% das uniões-, mas vem caindo -em 1996, 90,9% das uniões se davam entre indivíduos sem experiências matrimoniais anteriores.
Em outras palavras, vem crescendo a proporção de casamentos entre divorciados e solteiros. O maior aumento é observado entre homens divorciados que casaram com mulheres solteiras: de 4,2% para 6,5% entre 1996 e 2006. Aumentaram ainda os casamentos entre cônjuges divorciados, de 0,9%, em 1996, para 2,2%, em 2006.
"Com o aumento da longevidade são comuns os