casais
MATERIAL: Meia folha de papel e caneta.
OBJETIVO: Quebra-gelo. Melhorar o conhecimento entre o casal e do grupo.
DESENVOLVIMENTO: Vamos fazer um teste para saber o quanto vocês se conhecem. Vocês não podem ver a resposta um do outro, por isso agora vão se separar no mínimo 2 metros. Escreva o que lhe for pedido em relação ao seu cônjuge, aquilo que é característico dele ou dela, que o identifica. Porém tem que ser rápido, escreva a primeira palavra que lhe vier à mente. Você tem 10 segundos para cada palavra. Numere a folha de 1 a 7. Escreva o que acha que seu cônjuge responderia:
1- Comida
2- Lugar
3- Lazer
4- Medo
5- Paixão
6- Irritação
7- Especial
- Chamar 5 casais voluntários para apresentar suas respostas (esta quantidade pode variar conforme o tempo disponível).
- Primeiro a mulher diz sobre si mesma qual teria sido sua resposta ao 1º item e o marido diz o que escreveu sobre ela, e assim a cada item. A cada acerto ele faz um ponto. Depois troca.
- Somar os pontos de cada um para saber quem conhece melhor o outro.
- Opcional: Somar a pontuação total do casal e dar um brinde aos de maior pontuação.
AVALIAÇÃO:
- Pedir aos demais casais que se juntem novamente e dar alguns minutos para avaliarem as respostas um do outro.
Perguntar:
- Há alguém que não acertou nada?
- Há alguém que acertou tudo? Aplausos…
- Alguém se surpreendeu com as respostas do cônjuge e quer comentar?
MINISTRAÇÃO: Em alguns casos a convivência não é suficiente para conhecer bem o outro, pois há pessoas que, para evitar o mal estar das discussões, omitem suas opiniões e sentimentos. Principalmente as mulheres fazem isto, mas há homens que também agem assim. Ao contrário do que pensam os bem intencionados, esta atitude mais atrapalha o relacionamento do que ajuda, pois quando sufocamos as emoções vai se formando uma pressão interna que provavelmente virá à tona em forma de explosão. Ou estes sentimentos vão sendo enterrados cada vez mais