casa
Marcus Geandre Nakano Ramiro
14/02
1 – Recordação do agir e pensar filosóficos ->
*Filosofia (etimologia) -> Os filósofos gregos não aceitavam serem chamados de sábios, pois se referia a aquele já tinha alcançado o conhecimento, porém nem de estudiosos porque os diminuía, gostavam de ser chamados de AMIGOS DA SABEDORIA, uma vez que estavam muito próximos a ela. 2 – Aplicação ->
3 – Definição ->
* “Filosofia é a fundamentação teórica (ver com os olhos do espírito) e crítica dos conhecimentos e das práticas” -> Para que todas as ações estejam aproximadas da sabedoria, devem possuir uma base sólida, uma convincente motivação fundamentada além do senso comum/do senso imediato, agindo sem prejulgamentos e sem preconceitos.
*APRESENTAÇÕES
21/02
JUSTIÇA
*Antes da filosofia existia a mitologia para dar explicações as coisas, por meio dos mitos. Quando os gregos queriam representar algo eles escolhiam/criavam um deus (com aspecto humano, para todos saberem que podem ser igual ao deus). A partir da origem dos deuses faz-se saber sua importância (deusa Artêmis).
28/02
DEUSA ARTÊMIS (primeira manifestação da justiça ao longo da história) -> Figura feminina, venda nos olhos, espada abaixada, estar sentada, tábua da lei (não faz parte da imagem original, é uma visão positivista-contemporânea de que é justo quem segue a lei, porém nem sempre ser justo é seguir a lei) e a balança desiquilibrada.
O QUE É SER JUSTO? -> Sensibilidade, detalhista, proteção (aos que necessitem - hipossuficientes), não se pode deixar levar-se pelas aparências ou pelo superficial, a justiça detêm poder/força, mas não se pode usá-la imoderadamente optando-se sempre pela pacificação, estar sentado é símbolo de autoridade, já a balança desiquilibrada vêm representar a equidade/regra da igualdade pois para ser justo muitas vezes deve-se tratar as pessoas desiguais.
REGRA DA IGUALDADE -> “A regra da igualdade não consiste senão em aquinhoar desigualmente