ergonomia
RAFAEL PAZ DE A.RODRIGUES, R.A.1147255
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Pedro Afonso – TO
2014
Conceitos e Objetivos da Ergonomia
1. INVESTIGAÇÃO ERGONÔMICA
Os objetivos da investigação ergonômica é transformar e conceber ambiente, utilizando a analise ergonômica em que são considerados estudos quantitativos e qualitativos que permitem a descrição e a interpretação da atividade examinada. Em conseqüência disso, temos a melhoria da qualidade de desempenho do trabalhador e o aumento da produtividade de uma empresa Investigação ergonômica tem por objetivo estudar e pesquisar as seguintes variáveis: homem, maquina, ambiente e sistema.
2. MODALIDADES DE ATUAÇÃO
2.1. Observação direta, indireta, assistemática e sistemática.
2.2. Registro de comportamento (anotações e utilização de ferramentas ergonômicas)
2.3. Inquirição (entrevistas abertas ou fechadas, escalas de avaliação etc.)
3. ETAPAS DE UMA ANALISE ERGONÔMICA DO TRABALHO Esses métodos estabelecem parâmetros para aplicação de uma intervenção ergonômica que deverá seguir as etapas de analise ergonômica do trabalho: Apreciação ergonômica, diagnose ergonômica, projetação ergonômica, avaliação, validação, e/ou teste ergonômicos; e detalhamento ergonômico e otimização ergonômica.
2.1. Apreciação Ergonômica A apreciação ergonômica é a fase de exploração, em que se verifica o posto de trabalho de forma assistemática. O levantamento das informações e feito através de conversas informais com os funcionários, verificando o sistema homem-tarefa-maquina, como também os problemas ergonômicas posturais, informacionais, - acionais, cognitivos, comunicacionais, físico-ambientais e outros, chegando-se ao parecer ergonômico.
2.2. Diagnose Ergonômica A etapa de diagnose ergonômica consiste em aprofundar os estudos dos problemas verificados na fase anterior, realizando analise macroergonomica, da tarefa, dos