casa
O capacitor é constituído de duas placas condutoras separadas por um isolante (dielétrico) e tem a propriedade de armazenar energia elétrica. Essa capacidade, que os capacitores têm de armazenar carga elétrica, é chamada de capacitância. Entre os tipos de capacitores temos capacitor de poliéster, de cerâmica, eletrolítico, de mica, a óleo entre outros. Os capacitores possuem muitas aplicações que usam sua propriedade de armazenar carga e energia, por isso é de grande interesse saber como são carregados e descarregados. Figura 01 - Representações de capacitores
Carregamento de capacitores Só terá corrente no circuito durante a carga do capacitor. O capacitor irá se carregar instantaneamente. A corrente será máxima no momento em que a chave é ligada e mínima quando a tensão no circuito for igual à tensão na fonte. Figura 02 – Esquema de representação de um circuito.
Através da Figura 02 podemos perceber o movimento dos elétrons. Assim que a chave é fechada o polo positivo da bateria retira elétrons da placa A e o polo negativo manda elétrons para B. A carga elétrica é calculada através da fórmula: Q = CxV, onde:
Q é a carga. C é a capacitância. V a tensão no circuito.
Se no circuito tiver um resistor, sua função será controlar o tempo da carga do capacitor. O tempo de cargo é expresso por t, depende diretamente do produto RC. Após uma constante de tempo o capacitor carrega com 63,2% da tensão da fonte.
Descarga do capacitor
Colocando seus terminais em curto, porém essa maneira não é muito segura para capacitores com alto armazenamento de carga, pode-se também colocar seus terminais em curto ligados a um resistor, para controlar o descarregamento do capacitor é posto um resistor em paralelo com capacitor.
Neste caso o tempo de carga será o mesmo de descarga desde que os resistores associados no carregamento e no descarregamento sejam iguais.
O uso