Casa Serrana
Casa Serrana
João Diniz
João Diniz
Localização
Localizada na Estância Serrana, Nova Lima, Minas
Gerais.
Construída em terreno acidentado, o acesso ao nível da rua se dá pela ponte. O lote é a mata em grande declive, foi suspensa metros acima do solo e das árvores, para adequar-se ao solo obliquo, a casa quase voa, com árvores por baixo e visitada por galhos. A residência se encontra em área de preservação ambiental, cercada de verde.
Contexto Histórico
O projeto de construção foi de 2000, já a obra foi iniciada em 2001 e concluída em 2003. A área total do lote é de
1003,00 m² sendo a área construída de
360,00m², o peso da estrutura é de 14,5 toneladas e os materiais mais usados nesse edifício foi o aço A36 e perfil laminado CSN.
O Arquiteto mentor da casa foi João
Diniz, mas houve também alguns colaboradores. Estratégia de Projeto
O projeto do arquiteto João Diniz enfrenta mais de 45° de declividade do lote para isso ele teria que ter muita criatividade para solucionar esse desafio e para respeitar a rigorosa legislação ambiental, manter o perfil natural do sítio e conservar a cobertura vegetal que são algumas das diretrizes legais exigidas. Ele aproveitou tais desafios e criou o que ele chama de “casa da árvore”.
Ele optou por um material que da mais leveza e transparência, que fortalece a integração com o meio ambiente, além de dar mais espaço interno e consequentemente aumenta-se a área útil da edificação, permite ainda maior facilidade de passagens de instalações hidráulicas e elétricas.
Publico Alvo
Por ser uma obra em uma área residencial dentro de um condomínio, ela é mais propicia para uma moradia familiar. A obra foi feita em um lugar tranquilo e aconchegante em meio a natureza, Como diz Diniz: “ uma maneira própria de pensar a relação entre as pessoas, a construção e a natureza” Os ambientes mirantes se projetam em locais estratégicos, a fim de proporcionar bem estar ao morador e maior contato com a natureza. Construído no