Casa gaspar
Projeto de Arquitetura II
Alberto Campo Baeza
Arquiteto espanhol, nasceu em 1946, em Valladolid.
Internacionalmente, é influenciado por arquitetos como Le
Corbusier, Terragni, Louis Ka hn e Mies van der Rohe,
O seu trabalho centra-se na exploração de tecnologias construtivas elementares para produzir espaços minimalistas.
A Casa Gaspar está localizada em Cádiz, na costa sul da Espanha, onde o clima é ameno o ano todo. A Casa foi projetada em
1900 e construída em 1992.
A principal via de acesso é uma autoestrada.
É localizada no meio de um terreno de laranjal.
Se encontra em uma área de baixa densidade demográfica, com áreas verdes adjacentes. No local há forte presença da natureza.
A geometria é uma grande característica do projeto. Como na maioria dos construída por Campo Baeza, o fator mais característico é a forte presença da natureza, evidente na colocação simétrica de árvores de limão no quintal.
A casa é totalmente fechada para o exterior criando uma total independência em relação ao entorno, ou seja, a casa funcionaria tanto na cidade quanto no campo, criando uma intenção de completa privacidade.
Nos pontos de interseção entre as paredes altas e baixas, é aberta quatro furos de vidro. Através destas quatro furos expande o plano horizontal do chão de pedra
A luz nesta casa é horizontal e contínuo, refletido nas paredes dos quintais orientadas
Leste - oeste.
A cor branca presente em todas as paredes da casa colabora para a existência de claridade no interior da casa, já que não possui iluminação direta e janelas .
Assim, há um jogo de luz e sombra na obra, dando a impressão de que a construção se mistura com a natureza (se camufla com o céu, pela sombra, e com agua, pelo reflexo). Os pátios internos, além de selecionar o fluxo de pessoas que entram e saem da casa, tem um simbolismo espiritual.
Esse simbolismo, herança da influencia árabe, seria a representação do
Paraíso na Terra.
Referencias: