Contos Exemplares-Resumo
O conto começa com o Dono da Casa a pensar na forma de pedir ao Bispo para transferir o padre de Varzim. O dono da casa não gostava do padre porque este ajudava os pobres e falava em caridade nas suas homilias.
Decidiu organizar um jantar. O Bispo só aceitou o convite para pedir ao Dono da Casa dinheiro para arranjar o teto da igreja, que um antepassado do Dono da Casa tinha mandado construir. No meio do jantar aparece o Homem Importantíssimo, que para o João, filho do Dono da Casa, é o diabo pois repara na sombra do homem que vai do chão até ao teto.É através deste Homem que o Bispo e o Dono da Casa chegam a um acordo, o Bispo concorda em mudar o padre de Varzim e o Dono da Casa dá dinheiro para o arranjo do teto da igreja.Na segunda parte aparece um pobre que pede para falar com o dono da casa, mas ninguém lhe liga, exceto o João que perguntou se este queria ver o seu pai. No entanto, o pobre vai-se embora sem falar com o Dono da Casa e sem ter provado a comida que as criadas lhe ofereceram.
Na última parte, o Bispo ao ir para sua casa encontra o Pobre no caminho e quando pára para ver de quem se trata e para lhe oferecer boleia, o vulto desaparece. De repente, o Bispo apercebeu-se que tinha trocado um homem bom, como é Padre de Varzim pelo teto da igreja. Decide então, voltar para casa do Dono da Casa e devolver o cheque que este lhe dera e devolver o cheque ao Homem Importantíssimo pois este também tinha oferecido um cheque ao Bispo, mas quando o mandaram chamar aperceberam-se que tanto o homem como o cheque tinham desaparecido.
A viagem:
Este conto retrata a viagem de um casal onde estes estão ansiosos por chegarem a um lugar maravilhoso onde tinha uma casa silenciosa cheia de paz e rodeada de roseiras. Estavam ansiosos por tomar banho no rio e descansar na relva.
O casal perde-se no caminho, tentam voltar atrás, mas não encontram a estrada, pedem ajuda a um homem que trabalhava na terra, mas como tinham sede foram primeiro à fonte