casa folha - estrutura de madeira
A vista aérea revela as seis "folhas" que formam o telhado – ponto alto do projeto- e também definem a distribuição dos ambientes da casa. Esse formato protege os ambientes da luz direta do sol.
A cobertura funciona como uma grande folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles. Esses espaços livres representam a essência do projeto, e como não poderia deixar de ser, são os espaços mais interessantes e mais utilizados pelas pessoas que frequentam a casa. Têm na maior parte das vezes um pé direito muito alto e permite que o vento dominante de sudeste venha frontalmente do mar em direção e através da casa, provendo a todas as áreas da casa, abertas ou fechadas ventilação e resfriamento passivo.
Corte 1
Corte 2
Toda a estrutura da cobertura foi feita em madeira laminada de eucalipto, que devido ao seu processo de fabricação consegue ao mesmo tempo vencer grandes vãos ( 20 metros é o maior da casa) com facilidade e refinamento estético. O telhado, devido á sua geometria complexa é feita em pequenas peças de madeira. Os engenheiros constataram que, com a curvatura das vigas, havia um (pequeno) esforço resultante horizontal, fazendo com que a cobertura tendesse a "abrir" o telhado. Isso foi resolvido com cabos de aço esbeltos
(tirantes), resistindo à tração horizontal.
Todas as superfícies de acabamento da casa, exceção feita ao vidro e ao cobre patinado, são naturais: Ardósia ferrugem em tiras, madeira natural, madeira de cruzeta de poste no piso do térreo, e tramas de bambu.
croquis
croquis
maquete
Térreo: a piscina, em S, cruza toda a planta, transformandose em espelho d'água na
"folha" dos fundos, onde está o "lounge brasileiro", com um redário. Nas outras cinco