Construção de Edifícios - Tipos de Pinturas
Técnico em Edificações
Construção de Edifícios II
Araçatuba
2013
TIPOS DE PINTURAS
Pintura plástica
Trata-se da pintura que mais se utiliza quando falamos na decoração de interiores. Existem dois tipos de pinturas: acetinadas ou mates. Vamos tratar de te explicar as suas caraterísticas comparando ambos os tipos de pintura.
Trata-se de uma pintura solúvel em água, de secagem rápida, sem odor e que não deixa quase restos nas ferramentas, pelo que a sua limpeza é mais facilitada. A pintura plástica acetinada deixa-nos um acabamento mais fino e lustroso que a mate. A pintura mate oferece-nos um acabamento sem brilho, opaco, mas é mais fácil de usar do que a acetinada.
A pintura acetinada é muito mais resistente à sujidade, à passagem do tempo. Mas a pintura plástica mate, tal como o seu próprio nome, indica uma pintura plástica, que se pode lavar. A acetinada está mais recomendada para efeitos decorativos, enquanto a pintura mate se recomenda mais para paredes irregulares.
Corantes
Os corantes são líquidos com um tom muito concentrado que se usam para colorir a tinta branca. Ao ser muito concentrados, umas simples gotas de tinta são muito abundantes. São capazes de tingir vários litros de pintura. Por esta razão é muito importante seguir as pautas estabelecidas pelo fabricante da tinta.
Seguindo as indicações alcançaremos os resultados desejados. Utilizar mais ou menos quantidade pode dar-nos um resultado inesperado.
Cores acrílicas
Esta pintura apenas se usa em trabalhos com pincel ou em trabalhos nem que queiramos obter um efeito sobre uma base de pintura plástica. São pinturas muito fáceis de misturar, diluem-se em água e secam com bastante rapidez. Existe uma grande gama de cores e, normalmente, encontramos a cor na sua forma mate e brilhante.
Há uma pintura para cada superfície e situação. Por exemplo, a pintura de uma casa de banho deve resistir ao vapor ou a