Casa Farnsworth
ETAPA 2. Percepção Ambiental
1. A imagem da cidade e seus elementos (Kevin Lynch)
Vias: canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove: ruas, becos, canais, avenidas, alamedas, etc. É o elemento que permite desvendar a cidade, pois observamos a paisagem a partir do momento que caminhamos por ela. É também o elemento que organiza e relaciona os demais componentes da paisagem. Analise em seu bairro, quais são os principais eixos de circulação; os mais expressivos que ficam marcados no imaginário do observador e, portanto, são referência do lugar. Marque essas vias num mapa.
Limites: são as fronteiras entre duas fases, quebras de continuidade lineares: praias, rios, acidentes ou elementos topográficos, cortes de ferrovias espaço sem· construção de muros e paredes. Podem ser barreiras mais ou menos penetráveis ou costuras que unem duas regiões. Identifique os limites da sua área de estudo; até onde vão os bolsões com a mesma característica?
Bairros: áreas da cidade de certa extensão e que o observador identifica "de dentro", como possuindo identidade própria, ou "de fora", se puderem ser vistas de longe. São as áreas homogêneas dentro da cidade que normalmente possuem limites precisos e são interligados por percursos. Marque as áreas ou bolsões com características comuns dentro do seu bairro. Se a área for toda homogênea, ela representará um único bolsão ou bairro.
Pontos Nodais (Nós): locais estratégicos dentro da cidade, onde o observador pode entrar. São focos intensivos para os quais ou a partir dos quais ele se locomove. Podem ser junções, cruzamentos ou locais de concentrações de atividades ou convergência física do tecido urbano. Estão associados à centralidade do bairro, pontos dos quais se irradia a vitalidade da área. Identifique os nós dentro da sua área de análise. Lembre-se que nem todo cruzamento é um nó. Somente é considerado um nó, os que têm o poder de atrair pessoas se