casa farnsworth
Diogo Gregório
Leonardo Araujo
LOCALIZAÇAO
A casa está localizada no meio de prados e arvores de grande porte, ao longo do rio Fox em plano, Illinois.
O rio Fox transburdava diversas vezes, esta é uma das grandes razoes para a casa se encontrar acente em pilares.
CONCEITO
Composto por uma extrutura metalica com vidro fechado, que fornece um tributo á natureza em seu redor, deido á transparencia do vidro e toda essa beleza pode ser observada de dentro da casa.
Existe uma omiçao das vias de acesso, para proteger toda a beleza natural em redor da casa.
DESCRIÇAO
O edificio está organizado em torno de duas plantaformas rectangulares, seguras por oito pilares de aço.
O primeiro, que é acessado por meio de quatro etapas (vias) lineares. Carece de paredes e actua como uma cobertura e deck, sendo separado do chao por 4 colunas de aço.
Esta casa é um discurso arquitectonico uma mediçao sobre “o menos é mais” ou “quase nada”, usando as palavras do arquitecto.
SIMBOLISMO
É claro que uma casa que ignora completamente as paredes externas e divisórias internas, é uma renúncia explícita e absoluta a uma das características básicas do espaço doméstico: a privacidade. Além disso, a escassez de elementos utilizados na construção de habitação é uma síntese brilhante de Mies minimalista filosofia construtiva: "menos é mais".
Ao mesmo tempo, as paredes de vidro cheio da casa permite perceber através da paisagem em que ele é inserido, de modo que a construção se torna parte do próprio ambiente natural, tornando-se praticamente invisível. Assim, há uma negação da materialidade dos edifícios, de modo que pode-se argumentar que a Farnsworth House, sendo uma casa. No meu ver é mais um local de repouso.
Por outro lado, a separação da casa da terra em que se senta por pilares tem sido associado a uma idéia