medidasderesistencia
1281 palavras
6 páginas
Universidade Federal de Campina Grande – UFCGCentro de Ciências e Tecnologia – CCT
Unidade Acadêmica de Física
Laboratório de Óptica, Eletricidade e Magnetismo
MEDIDA DE RESISTÊNCIA
Introdução
Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico, que possui duas finalidades: transformar energia elétrica em energia térmica( efeito joule). Exemplo de equipamentos que usam esse princípio são os chuveiros elétricos e aquecedores de cabelo. E a segunda finalidade é oferecer resistência a passagem de elétrons. Estamos cercados de resistores em nosso cotidiano, em aparelhos eletrônicos como a televisão, rádio e amplificadores.
Os resistores são basicamente formados por carbono, podendo apresentar resistência fixa ou variável. Quando os resistores apresentam resistência variável passam a ser chamados de potenciômetros. A resistência elétrica é uma propriedade que os matérias em geral tem, de dificultar o movimento dos elétrons. Sendo assim, a corrente elétrica tem sua intensidade reduzida naqueles materiais cuja resistividade é maior.
Associação de Resistores
Em vários circuitos elétricos é muito comum a associação de resistores. Nem sempre é possível determinar certos valores de resistência, assim, quando se deseja obter um valor de resistência maior do que aquele fornecido por um resistor é feita a associação.
É chamado de resistor equivalente aquele que pode substituir uma associação de resistores, sem que ocorra diferença no resto do circuito. Os resistores podem ser associados de três maneiras: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.
Associação em Série
Esse é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica.
Deste modo, para a corrente elétrica teremos então a seguinte relação: i1 = i2 = … = in
E para as tensões no circuito, teremos:
U = U1 + U2 + … + Un