CASA FARNSWORTH

914 palavras 4 páginas
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Tema: CASA FARNSWORTH
Local: Ao longo do Rio Fox- Cidade de Plano, Illinois, EUA
Início do projeto: 1945
Conclusão da obra: 1951
Área do terreno: 17 hectares (aprox. 200 mil m² ) Área construída: 206 m²
Arquiteto: Ludwig Mies van der Rohe

CASA FARNSWORTH A residência Farnsworth, assim conhecida devido ao seu primeiro proprietário, mas também chamada por alguns como a casa de vidro de Mies van der Rohe, uma das casas mais famosas no mundo. Está localizada na cidade de Plano, Illinois, nos Estados Unidos. A residência foi projetada pelo arquiteto moderno Ludwig Mies van der Rohe, considerada por alguns críticos como sua obra máxima, onde ele pôde aplicar uma série de conceitos trabalhados em toda a sua carreira. A transparência, resultado do intenso uso do vidro, a fluidez dos espaços, são uma das principais características do projeto. A estrutura metálica foi usada como sistema estrutural, tendo no desenho dos pilares uma característica singular da casa.
A casa é constituída por duas lajes de concreto armado, sustentadas por oito pilares de aço. O piso é suspenso por estes pilares, dando a impressão da casa flutuar sobre o terreno.
A cobertura é uma laje como a do piso. As paredes externas da residência são de vidro e as internas de madeira. Há uma pequena varanda na entrada com uma elegante escadaria para vencer o desnível entre a varanda e o terraço que, seguindo o alinhamento, agrega mais alguns degraus até o solo.

JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA

O critério utilizado para escolha da obra referencial em relação ao estudo de caso do sitio foram os seguintes:
Forma: A obra possui aparência e composição que pode servir como modelo para o Ponto de Leitura.
Técnica construtiva: Os materiais utilizados na obra como vidro, madeira, concreto e aço são pertinentes ao estudo de caso do Ponto de Leitura.
Motivo de interesse: Pela Casa Farnsworth ser um ícone do movimento moderno, estando localizada em um

Relacionados