Casa dos contos
O prédio é um dos mais prestigiados e belos monumentos do barroco mineiro que se localiza em Ouro Preto, MG. Originalmente, de 1782 e 1784 que na época foi construído para residência e casa dos contratos do arrematante da Arrecadação Tributaria das Entradas e Dízimos, João Rodrigues de Macedo, uma das maiores fortunas da Colônia no século XVIII, e certamente, eminência parda da Inconfidência. Nessa mesma época, serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira. Durante a repressão a Inconfidência Mineira, a casa serviu para acomodar tropas do vice-rei, e de prisão para os inconfidentes com elevados títulos sociais.
Em 1792, João Macedo se se encontrava em grande débito com a Real Fazenda, iniciou-se, a transferência, para o casarão, da sede da administração e contabilidade pública da Capitania de Minas Gerais, a denominada Casa dos Contos. Em 1803, houve o sequestro definitivo do imóvel devido à inadimplência do contrador para com o Erário. Com a transferência da Capital de Minas Gerais para Belo Horizonte, em 1897, o imóvel passou a ser ocupado simultaneamente pelos Correios e Pela Caixa Econômica, nas áreas antes destinadas às repartições fazendárias. Em 1970 a Prefeitura Municipal ocupou o prédio.
Finalmente, em 1973, o Ministério da Fazenda retoma o imóvel, adapta-o e ali inaugura o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro – CECO. Sua completa e efetiva restauração ocorreu em 1983/1984 e durante sua restauração foram encontradas algumas pinturas debaixo de forros e em paredes e algumas estruturas e detalhes arquitetônicos anteriormente perdidos.
Igreja do Pilar
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, Minas Gerais, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. A construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, Matriz do bairro de Ouro Preto, foi iniciativa de duas Irmandades associadas: a do Santíssimo Sacramento e a de Nossa Senhora do Pilar, fundadas no