A galinha
Nesse sentido, percebe-se que Clarice Lispector se utiliza tanto da figura da galinha quanto da figura do ovo para caracterizar o olhar que a sociedade tem da figura da mulher. A galinha é a representação da mulher enquanto ser passivo e doméstico que deve atender as necessidades do homem no sentido de lhe dar prazer e de procriação da espécie humana. É por isso que as expressões que caracterizam a galinha no texto, no mundo concreto são atribuídas à figura da mulher, quais sejam as principais: jovem parturiente, esquentando seu filho, correr naquele estado, rainha da casa e deu à luz.
Conclui-se, portanto, que o conto “Uma galinha” é uma texto figurativo, pois representa o mundo a partir da figura de uma galinha. E que o tema subjacente ao texto é o da condição feminina na sociedade, uma vez que as figuras do conto atestam uma comparação entre a galinha e a mulher.
Nesse sentido, percebe-se que Clarice Lispector se utiliza tanto da figura da galinha quanto da figura do ovo para caracterizar o olhar que a sociedade tem da figura da mulher. A galinha é a representação da mulher enquanto ser passivo e doméstico que deve atender as necessidades do homem no sentido de lhe dar prazer e de procriação da espécie humana. É por isso que as expressões que caracterizam a galinha no texto, no mundo concreto são atribuídas à figura da