Casa De Madeira Retirada Das Profundezas Do Inferno
Mauro Munhoz: Residência, Gonçalves, MG
O sistema estrutural escolhido foi madeira para pilares, vigas e fechamento vertical e horizontal, e suas fundações foram feitos com estacas.
Situada no sul de Minas Gerais, próximo da divisa com São Paulo, a casa de veraneio parece flutuar sobre o mar de morros da serra da Mantiqueira.
O desejo do casal de clientes era escolher, dentro da gleba, um local em que a vista fosse o elemento de maior atração. Logo o encontraram: uma diminuta planície junto a duas nascentes. Diante de inclinações para todos os lados, aquele pequeno sítio plano era bem-vindo para a ocupação humana. Havia um problema: dentro de um raio de 50 metros das nascentes, a legislação ambiental não permite construções. A ousada solução encontrada por Mauro Munhoz foi implantar a casa fora da planície mas na mesma cota, como se a estivesse ampliando de forma artificial. Por isso, a residência se projeta para o abismo, apoiada em oito pilares de madeira
O projeto estrutural foi realizado pela “Ita Construtora” em seu site ela disponibiliza os tipos de madeira usados como Jatoba, Angelim Vermelho, e Cumarú, e apartir de 2009 começou a produzir o laminado de eucalipto. Em nossa obra foi utilizado a madeira Jatobá, que possui 93,3 mPa. E o tratamento de preservação utilizado foi o “OSMOSE K33 C” realizado pela empresa Montana. O produto “OSMOSE K33 C” atende as normas NBR-8456 e NBR-9480 e, possui padrão e qualidade “standard” P5 da American Wood Protection Association (AWPA).
Referencias: http://www.montana.com.br/Produtos/Industrias/Linha-Tratamento-Industrial/Processo-a-Vacuo-Pressao/Osmose-K33-C (acessado em 06/04/2015) http://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/mauro-munhoz-residencia-goncalves-23-11-2007 (acessado em 06/04/2015) http://www.montana.com.br/Produtos/Industrias/Linha-Tratamento-Industrial/Processo-a-Vacuo-Pressao/Osmose-K33-C (acessado em 06/04/2015)
Obs.: A empresa