Casa das canoas
A Casa das Canoas foi projetada em 1951 e construída em 1953 por Oscar Niemeyer para sua residência, na Rua Carvalho de Azevedo, na Estrada das Canoas, em São Conrado, cidade do Rio de Janeiro.
“Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetrasse, sem a separação ostensive da linha reta.” Oscar Niemeyer
A casa foi tombada em 2007, justo quando ele completava 100 anos de idade. É uma casa dos anos 1950 que mostra a integração entre arquitetura, entorno e natureza.
A laje branca do pavimento principal retoma as coberturas dos edifícios da Pampulha e a marquise do Ibirapuera, em formas livres e sinuosas flutuando sobre esbeltos pilotis, entrelaçando-se em projeção com o contorno livre do espelho d’água e da piscina. Suas curvas são organicamente submissas ao terreno, acomodando-se entre a vegetação e as pedras, contornando obstáculos naturais, a ponto de confundir o observador sobre o que está dentro e o que está fora, sobre rupturas e continuidade. Se para Niemeyer “arquitetura é invenção”, nem por isso descuidou da organização dos espaços de convivência cotidiano da família, acomodados no pavimento inferior. São três quartos, banheiros e saleta organizados de maneira a funcionar bem e propiciar o convívio.
A ordem em geral adotada para uma casa disposta em dois níveis, foi propositalmente invertida: os quartos foram relegados ao subsolo, onde continuavam desfrutando da vista da baía, enquanto que a parte alta estava reservada aos cômodos de estar, que ficavam no mesmo nível do jardim e do terraço colocado em cima dos quartos.