Casa das Canoas
Projeto: Oscar Niemeyer
Período de construção: 1953-1954
Projetos complementares/especiais: Joaquim Cardozo - engenharia estrutural
Projeto paisagístico: Roberto Burle Marx
Executores: Construtora Guanabara - construção
Endereço: Estrada das Canoas, 2310 / São Conrado / Rio de Janeiro
Áreas: pavimento inferior: 95,8m² pavimento superior 112,5 m²
Localização
A casa localiza-se no topo do morro de São Conrado, tendo uma vista para a baia do Rio.
O acesso da casa é através da Rua das Canoas, sendo que é necessario descer uma trilha no meio da mata após estacionar o carro no ponto mais elevado do terreno.
A casa não possui frente ou fundo, apenas duas grandes entradas principais que se localizam nas fachadas envidraçadas que dão acesso a área social. Outras duas entradas são as de serviços, que são menores e dão acesso externo direto à área íntima.
A circulação é bem espontânea no primeiro piso, predomimantemente horizontal. Uma escada larga liga os dois pisos e da acesso à bibilioteca e aos corredores de acesso aos outros ambientes.
A casa não possui uma forma especifíca, o arquiteto optou por uma forma orgânica adptando aos desníveis do terreno. O terreno possui uma rocha na qual foi unificada à construção fazendo com que a metade dela fica-se dentro e a outra fora. A casa possui muitas curvas sinuosas dificultando separa-la em fachadas, porém sua predominancia é de espaços vazios no nivel superior possibilitando vista para o mar e no nivel inferior espaços cheios devido a area intima. A estrutura é em concreto armado. A area coberta que da acesso ao exterior da casa é feita por pilotis cilindricos, a sala de estar e jantar possui grandes portas de vidros que favorecem a iluminação dos ambientes. O piso inferior possui pouca existencia de aberturas e portas, o local é menos arejado, valorizando mais a rea social com a relação a intima. A cozinha possui uma boa iluminação e uma insolação mais incidente durante a