Casa Canoas - Oscar Niemeyer
ESCOLA DE ENGENHARIA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE ARQUITETURA E URBANISMO (TURMA A)
Professora: Karen Melo da Silva
CASA DAS CANOAS - OSCAR NIEMEYER
Bárbara Griebel [56669], Bruna Estima [56555], Camila Makiyama [54272] e Isis Veriato [55659]
Rio Grande, abril de 2015.
Ficha Técnica:
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Localização: Estrada das Canoas, 2310
São Conrado - RJ
Ano de construção: 1953-1954
Área superior: 112,5m²
Área inferior: 95,8m²
Fig. 01 - Vista Norte.
Oscar Niemeyer, arquiteto formado pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de
Janeiro (atual UFRJ), projetou a Casa das Canoas em 1952, junto ao engenheiro estrutural Joaquim Cardozo e ao paisagista Roberto Burle Marx.(1)
O arquiteto morou na casa junto à sua família por um longo período. No entanto, por conta da violência crescente no Rio de Janeiro, decidiram se mudar, visto que a casa está localizada em um ponto isolado da Floresta da Tijuca.(1)
A casa foi projetada sem uma forma específica. Niemeyer apenas preocupou-se em manter a natureza do terreno e alterar o mínimo possível os seus desníveis e, por essa razão, nota-se a ausência de um eixo em sua composição.(2)
As esquadrias de vidro, as janelas e cada detalhe com vista para o exterior foram posicionadas em locais estratégicos, com o objetivo de obter o melhor ângulo das paisagens que o lugar proporciona. (2)
A Casa das Canoas pertence à Fundação Oscar Niemeyer e, em 2007, em homenagem ao centenário do arquiteto, foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional) e, atualmente, é aberta ao público para visitação.(3)
Fig. 02 - Vista aérea.
PRINCÍPIO
ORGANIZAÇÃO
HIERARQUIA
MALHA
Este princípio apresenta objetos uniformemente distribuídos e, criam um padrão visual. A estrutura das esquadrias das janelas do pavimento térreo apresentam forma e espaços distribuídos uniformemente, formando uma malha estrutural. São os componentes que se destacam por seu tamanho, forma e/ou