projeto de pesquisa Oscar Niemeyer - Casa das Canoas
TEMA: Unificação da arquitetura e da paisagem local
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem por objetivo mostrar a relação entre arquitetura e a paisagem de um dos exemplos da arquitetura moderna brasileira. A Casa das Canoas, do renomado arquiteto Oscar Niemeyer foi projetada em 1951 no bairro nobre do Rio de Janeiro – São Conrado.
Após algumas pesquisas sobre admiráveis arquitetos, como por exemplo Burle Marx (arquiteto paisagista), Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, dentre outros, e descobrindo alguns de seus projetos arquitetônicos e/ou paisagístico como na Casa das Canoas, surgiu um grande interesse pelo tema, podendo discutir e questionar sobre a arquitetura e seu entorno.
De acordo com algumas análises feitas, tomando como base o modo de trabalho do arquiteto, pode-se dizer que ele segue o modelo de indagações de Simon Unwin na maioria de seus projetos. – “Dependendo da forma como se relacionam entre si e com os elementos básicos, também podem ser considerados como elementos únicos. A influência que exercem sobre os elementos agrega qualidades de percepção e experiência ao espaço construído. São ainda mais abstratos que os elementos básicos e, ao contrário deles, não são passíveis de distinção física ou formal. ” Se preocupa com o espaço e a estrutura.
Diante do tema já determinado e de leituras sobre o assunto, pode-se entender que o arquiteto se preocupa em preencher o espaço com completa liberdade. Ele adapta o projeto residencial no espaço sem causar danos as matérias primas que já existem no local. Existe a tentativa de fazer com que a natureza participe e proporcione a melhor composição possível para a obra arquitetônica.
PROBLEMA E JUSTIFICATIVA
PROBLEMA
O contexto das diversas arquiteturas de Oscar Niemeyer é extremamente abrangente, portanto pode-se delimitar os seus múltiplos processos do projeto, podendo analisar no momento somente esta: a arquitetura e seu entorno, dando ênfase aos recursos paisagísticos existentes e