A Casa das Canoas
A Casa das Canoas até hoje é considerada uma construção moderna, o arquiteto projetou a casa em torno da rocha que compõe perfeitamente o cenário, a rocha pode ser vista a partir da piscina e na área interna (escadas).
Embora na parte de fora da casa apareça apenas um pavimento a casa possui dois pavimentos, sendo eles: pavimento superior: área social e pavimento inferior: área intima.
Oscar Niemeyer projetou o estacionamento e a entrada da casa na parte superior do terreno para que a paisagem não fosse interrompida por carros e passagens. Existem duas grandes entradas principais na área envidraçada com acesso a área social, também outras duas entradas menores de serviço e um acesso externo direto a área íntima.
A casa não tem uma definição clara de frente ou laterais devido a sua forma orgânica e a marcação das entradas é moderada nas principais e pouco marcada nas demais.
Não há uma forma específica para a casa, pois o arquiteto optou pela forma orgânica seguindo os desníveis do terreno, não queria uma caixa retangular. Observando a residência em diversos ângulos, nota-se as curvas que o arquiteto tanto presa.
Por ser uma casa de forma orgânica e cheia de curvas sinuosas fica complicado separá-la em fachadas, mas pode-se afirmar que sua predominância é de vazios na parte superior para possibilitar as vistas para o mar, porem na parte inferior, para privacidade da área intima, a predominância é de cheios. A residência possui uma assimetria nos ritmos.
Oscar Niemeyer articulou nessa casa o concreto armado e vidros.Partido arquitetonico: “Minha preocupação foi projetar essa residência com inteira liberdade, adaptando-a aos desníveis do terreno, sem o modificar, fazendo-a em curvas, de forma a permitir que a vegetação nelas penetre, sem a separação ostensiva da linha reta”