casa da qualidade
HISTÓRICO
O Desdobramento da Função da Qualidade-QFD (Quality Function Deployment) foi criado no Japão principalmente pelos professores Mizuno e Akao na década de 70. Desde então foi continuamente aperfeiçoado pelo grupo do professor Akao, em cooperação com as empresas japonesas. Foi sugerida por Akao a utilização de cartas e matrizes para expressar que os pontos críticos da garantia da qualidade, do ponto de vista do cliente, deveriam ser transferidos através das etapas de projeto e manufatura. No entanto, o método só foi reconhecido como instrumento importante para o planejamento da qualidade ou gestão de desenvolvimento do produto em 1978 (cheng,1995:23-26).
Foi primeiramente desenvolvido no estaleiro Kobe pertencente ao grupo Mitsubishi Heavy Industries Ltd., que produzia navio de grande porte e navios-tanque. Tinha por objetivo estruturar um processo que permitisse vincular cada etapa da construção de navios e atendimentos e à satisfação de determinados requisitos. A indústria automobilística japonesa também adotou esse método, a necessidade de mudanças constantes no modelos dos automóveis acabou exigindo que a qualidade não se limitasse à etapa de produção, expandindo-se, também, para etapa de projeto.
Naquela época, “o controle de qualidade de todos” começava a adquirir maior ênfase nas indústrias japonesas, permitindo o Controle Estatístico da Qualidade evoluísse para o controle Total de Qualidade (TQC). Um novo conceito de garantia de qualidade começava a surgir, substituindo “qualidade controlada através de inspeções pontuais” pela “qualidade assegurada através de processos padronizados e controlados desde o projeto até a venda do produto”. Nessa nova fase grupo de clientes opinavam, avaliando os veículos fabricados e despertando nas indústrias a atenção para os pontos não enfocados antes no desenvolvimento de seus automóveis, mas que eram de grande relevância no entender de seus clientes.
Os