Cartéis
Esse trabalho visa analisar o efeito negativo da formação de cartéis em setores da economia brasileira.
Cartel é um acordo de duas ou mais empresas, que se juntam com o objetivo de neutralizar a competição entre elas, fixando e praticando preços elevados, prejudicando diretamente os consumidores. Além disso, neste trabalho serão apresentados os setores com maior incidência desta prática, bem como suas consequências para a economia e as ações que devem ser tomadas.
O cenário global transmite aos negócios a luta e a necessidade pela busca de competitividade, esta que hoje representa sobrevivência. Receita, custo, lucro, insumos, tecnologia, inovação, oportunidades e clientes são alguns dos principais elos que os gestores manipulam para alcançar tal qual competitividade.
Muitos dos vendedores participantes de um determinado mercado buscam encontrar caminhos mais fáceis para obter ganhos de forma ilícita, o que chamamos de cartéis.
Uma determinada indústria ou empresa na busca de lucros, que produz e comercializa um produto ou presta um serviço a um determinado preço, onde estejam presentes possíveis clientes dispostos a pagar, e outras indústrias e empresas que disputam estes mesmos clientes, não parece ser uma tarefa fácil. É aí que muitas empresas em determinados setores buscam formas de neutralizar a concorrência para obter ganhos mais fáceis.
Atualmente esta prática tem sido comum na economia brasileira. Muitos são os segmentos em que empresas se unem para fixar preços e obter grandes lucros.
Geralmente é uma prática onde a característica do mercado é de pouca concorrência, onde comercializam um produto de necessidade. Setores como o farmacêutico, cimentos, aço, produtores agrícolas e aviação se destacam, porém o setor com maior incidência de formação de cartéis acaba sendo o de combustíveis. Casos como o cartel desbancado em Florianópolis e em Belo Horizonte representam claramente o destaque negativo do