Cartografia
1.2. O que é um mapa ?
Os
mapas são representações geográficas da superfície curva do planeta terra sobre uma superfície plana. Os mapas são muito mais fáceis de ler e retirar informações se comparadas as 1.2. O primeiro mapa. O mapa mais antigo, já encontrado, teria sido produzido pelos babilônios, por volta do ano 2500 a.C. Confeccionado sobre uma placa de argila cozida, o mapa mesopotâmico de Ga-Sur representava o vale de um rio, provavelmente o Eufrates
1.3. A importância de um mapa Facilitar a orientação no espaço e aumenta nosso conhecimento sobre ele. Ou seja os mapas nós permitem conhecer melhor uma área, uma cidade, um pais. Ao contrario das fotos, que em geral servem como lembranças.
Tanto um retrato quanto um mapa fornecem uma imagem parcial daquilo que representam no papel.
Um objeto (edifício, mesa, arvore, etc.) ou uma pessoa podem ser vistos de vários lados ou ângulos, mas não e possível vê-los de todos os lados ao mesmo tempo. O que uma foto ou um mapa nos mostram e um dos lados, geralmente o mais importante.
2. As convenções cartográficas.
São símbolos ou desenhos especiais que representam objetos. Precisamos criar as conversões cartográficas, porque não podemos desenhar as coisas exatamente como elas são na realidade. Vimos que um mapa procura retratar uma área como se ela estivesse sendo vista de cima
A legenda explica o significado de cada símbolo representado no mapa. Os símbolos são importantes porque destacam coisas ou objetos que merecem uma atenção especial.
3. Escalas:
Numérica e
Gráfica
É uma proporção matemática, ou seja, uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa. Os mapas normalmente são feitos em centímetros ou milímetros, que na realidade mapeada correspondem a quilômetros ou metros.
4. Diferentes tipos de mapas Mapa Politico: costuma representar os países do mundo seus estados e suas capitais.
Mapas climáticos: retratam o clima e os fenômenos meteorológicos, chuvas,