cartografia
Cartografia
Os mapas fornecem uma visão gráfica da distribuição e das relações espaciais. Mais precisa do que um relato verbal, a linguagem dos mapas baseia-se no uso de símbolos. Cada símbolo precisa satisfazer quatro requisitos principais, devendo ser:
Prof. Maurício
Linguagem dos Mapas
Para se ler um texto ou uma partitura musical é preciso que se conheça a linguagem empregada na escrita ou na criação da peça. Um mapa também é um meio de comunicação, e sua leitura requer o conhecimento da linguagem utilizada em sua elaboração. Os mapas podem ser de diversos tipos, transmitindo informações de natureza variada. Grande parte da simbologia empregada nos mapas obedece a convenções aceitas universalmente.
Os geólogos procuram compreender a linguagem empregada nos mapas, a fim de obterem muitas informações relevantes a seus estudos. Além de ler os mapas construídos pelos cartógrafos, os geógrafos também elaboram seus próprios mapas, para ilustrar seus estudos e pesquisas. Em geral, os geólogos utilizam os mapas com as seguintes finalidades:
Obter informações sobre a distribuição espacial dos fenômenos; Discernir relações espaciais entre os vários fenômenos; Através de medições, coletar dados necessários às análises geográficas, propiciando informações para a descrição e para a análise estatística;
Identificando problemas geográficos para pesquisas futuras.
Uniforme em um mapa ou em uma série de mapas;
Compreensível, e não levar a suposições;
Legível;
Suficientemente preciso.
Representação humanos nos mapas
dos
aspectos
físicos
e
Os símbolos utilizados pra representar os aspectos da realidade são convenções universais, usando cores, linhas, sombreados e sinais gráficos.
Para facilitar o usuário, todos os mapas contêm uma legenda, que explica o significado dos símbolos empregados. As linhas são utilizadas para simbolizar: (a) aspectos que apresentam uma