Cartografia
A cartografia é a ciência de representar através de gráficos e mapas uma área geográfica em uma superfície plana. “O conhecimento da cartografia é fundamental para entender e interpretar mapas, sendo indispensável para trabalhar e conhecer o espaço geográfico e nele se movimentar”.
A CARTOGRAFIA: INTERESSE MUITO ANTIGO
Há muito tempo ocorreram as primeiras tentativas de representar o que é chamado hoje de espaço geográfico. Diferentes povos procuravam expressar uma idéia chamada de Universo das mais variadas formas:
A região da Mesopotâmia corresponde hoje ao Iraque.
Confira o mapa a seguir:
Os gregos foram os primeiros a introduzir as primeiras noções de matemática e cosmografias nas representações da Terra. Seus principais representantes foram Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e Hecateu de Mileto (século VI a.C.).
Durante a Idade Média (Século V ao XV), os ensinamentos dos gregos ficaram no esquecimento, e a Igreja católica adaptou os conhecimentos geográficos aos ensinamentos bíblicos.
AS GRANDES NAVEGAÇÕES: E O MUNDO CRESCEU...
A partir do século XV, tem início o período das Grandes Navegações, que foi marcado pela expansão dos países da Europa, motivados pelo desenvolvimento do comércio com as Índias.
Algumas invenções contribuíram para o desenvolvimento dessas viagens, como a bússola, o astrolábio, as caravelas. Os novos conhecimentos trouxeram grandes progressos também para a cartografia.
Os primeiros mapas desse período eram elaborados de acordo com as necessidades da navegação marítima e pelos navegadores, que descreviam os pormenores da costa marítima por onde passavam: por isso apresentavam mais detalhes costeiros, deixando em segundo plano a representação do interior dos continentes. Esses mapas eram chamados de Portulanos.
SÉCULOS XVI-XIX: A CARTOGRAFIA DO PODER
Os cartógrafos desse período não eram mais navegadores e exploradores, mas astrônomos e