cartografia
1) Como se pode definir Cartografia e por que ela pode ser considerada uma linguagem?
2) Quais são as seis variáveis visuais que um cartógrafo dispõe, segundo Betin (1973)? Coloque uma figura que exemplifique ao menos uma variável e justifique a escolha dessa figura.
A cartografia é a representação gráfica da superfície terrestre e quando analisada, pode-se comprovar que ela é a união da ciência com a arte.
Está presente na ciência quando se tratam da confecção, utilização e estudo dos mapas. Para representar os aspectos tanto naturais como artificiais em um mapa é preciso ter conhecimentos específicos para a realização de um trabalho eficiente.
Na arte, a cartografia encontra-se na dimensão estética, pois um mapa contém elementos como: traços, símbolos, cores, margens, etc.
Dentre as várias definições de cartografia utilizadas pela literatura, destaca-se a definição adaptada pela Associação Cartográfica Internacional (ACI):
Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas ou da exploração da documentação, bem como da sua utilização.
Considerando que a linguagem é feita através da utilização de um sistema de signos, expressa um pensamento e faz a comunicação uns com os outros, a cartografia pode ser considerada uma linguagem universal, pois através dela as informações (espaço, território, região, lugar e paisagem) podem ser analisadas e compreendidas.
Segundo Bertin (1973), um cartógrafo dispõe de seis variáveis visuais:
Forma: desenho do símbolo;
Tamanho: dimensão dos símbolos;
Orientação: direção dos símbolos;
Cor ou tonalidade: matiz, valor, saturação;
Valor: intensidade dos tons;
Granulação: densidade de elementos gráficos.
Pode-se destacar claramente nesta figura a variável “cor ou tonalidade”, neste mapa observa-se a variação das cores do arco-íris sem variação de