cartografia
1° ANO / EM
CARTOGRAFIA
Ten Luciana Magalhães
CONCEITO E HISTÓRICO
Cartografia é a técnica e arte de representar a superfície terrestre por meio da elaboração de cartas e mapas a partir de observações diretas ou da análise de documentos
(fenômenos físicos, socioeconômicos,etc.).
Nasceu da necessidade de orientação e localização na superfície terrestre (muito antes das Grande Navegações).
Precede a escrita, sendo a mais antiga forma de comunicação
Objetivo: facilitar o manuseio de informações, o que é mais fácil num plano, apesar de o globo terrestre representar mais fielmente a visão da Terra quanto à esfericidade.
Mais do que um desenho, o mapa é um conjunto de informações visuais.
CONCEITO E HISTÓRICO
Os mapas primitivos e antigos não eram apenas instrumentos de uso prático. A Cartografia sempre foi também uma forma de expressão da cultura e das crenças dos povos que dela se utilizavam. Afinal, todo mapa revela uma determinada visão do mundo.
No Egito Antigo, o desenvolvimento das técnicas cartográficas esteve ligado a finalidades práticas: registraram, sobretudo, os limites das terras inundadas periodicamente pelo Rio Nilo, de modo a restabelecê-los na estação seca.
CONCEITO E HISTÓRICO
Já os gregos foram os maiores cartógrafos da Antiguidade. Entre as contribuições mais marcantes dos gregos temos a
Cosmografia (descrição do mundo e do
Universo), o desenvolvimento das coordenadas geográficas, o conceito de ecúmeno (área do planeta que é ou apresenta condições de ser habitado) e o conceito de esfericidade da Terra.
CONCEITO E HISTÓRICO
Durante a Idade Média, as concepções religiosas fundamentaram grande parte da Cartografia produzida na
Europa Cristã. Os mapas também representavam a religiosidade e o poder da Igreja (Jerusalém aparece no centro do mundo).
Durante o Renascimento, os conhecimentos