Cartografia nao aleatoria
SALVADOR
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Utilizando como referencial teórico os livros de Gordon Cullen “Paisagem Urbana” e Kevin Lynch “A Imagem da Cidade” foi realizado um trabalho de campo no Pelourinho. Cullen trata da visão serial, onde o observador se depara com uma série de cenas urbanas, captadas por um olhar crítico ás particularidades do lugar (percepção do lugar). Lynch tem como base cinco elementos que estruturam a cidade: vias,bairros, pontos nodais, marcos e limites. Com os conceitos utilizados pelos autores mencionados acima, foi possível entender melhor o trecho que nos foi dado e nos tornar capazes de analisar e descrever com clareza os elementos de uma cidade.
OBJETIVOS
A cartografia não aleatória tem como objetivo a aplicação direta dos elementos estudados nos livros “ A Imagem da Cidade” (Kevin Lynch) e “Paisagem Urbana” (Gordon Cullen). E então perceber e identificar esses elementos no ambiente urbano.
DIÁRIO DE BORDO Estabelecemos um ponto de encontro no dia 15 de julho de 2013 as 09:00hr na parte superior do Elevador Lacerda. O dia era chuvoso, saímos em direção ao terminal de ônibus da Praça da Sé e percebemos que o local é bem movimentado e com pouca sinalização, não há respeito com faixas de pedestres e semáforos pois visualizamos carros ultrapassando o sinal vermelho e pessoas atravessando fora da faixa, a mobilidade é precária pois calcadas se encontram danificadas e carros estacionados ao longo da via logo formando congestionamentos. Então voltamos em direção a cruz caída passamos novamente pelo elevador larceda, visualizamos que a praça da cruz caída precisa de cuidados pois se encontra com buracos mas contem um excelente vista. Caminhamos até o terreiro de Jesus e percebemos presença de antigas construções que enriquece o lado cultural, também observamos a presença de pontos comerciais e de policiamento. Ao chegarmos na praça do terreiro de Jesus