Taxas de Cambio
Segundo Glenia, o dólar está ficando mais caro, só este ano, teve uma valorização de mais de 18% em relação ao real. Para tentar evitar essas variações, o governo tem em seu alcance algumas ferramentas como, colocar dólares no mercado, com isso baixar o preço da moeda, ou retirar dólares para forçar uma alta, dependendo do objetivo do governo.
Medida
O que é
Leilão spot
Quando o governo vende (ou compra) dólares no mercado à vista. É a forma mais direta de intervenção, pois altera mais rapidamente a quandidade de dólares disponível no mercado.
Leilão de swap
O Banco Central vende um título que tem seu valor ligado ao valor do dólar (seu valor em reais varia junto com a cotação do dólar); funciona como um mecanismo de proteção contra a variação excessiva. Assim, se a cotação da moeda subir ou cair muito, o investidor que tem dívidas ou receitas a receber em dólares não tem perdas excessivas.
Tributos
O governo pode diminuir ou retirar um tributo, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), de determinadas aplicações para atrair dinheiro do investidor estrangeiro. Aumentar tributos faz ficar mais caro trazer dólares para o Brasil, e tende a reduzir a quantidade da moeda no no país; já reduzir tributos tem o efeito contrário – torna mais barato trazer dólares para cá.
Selic
Ao aumentar a taxa básica de juros da economia, o governo torna o investimento em títulos brasileiros mais rentável, atraindo assim o investidor estrangeiro – que traz dólares para o país. Quanto mais dólares no país, mais barata a moeda dos EUA fica.
Compulsório
Compulsório é o dinheiro que os bancos são obrigados a "guardar" no Banco Central – uma parte de tudo o que recebem. Ao diminuir a exigência de depósitos compulsórios dos bancos, o Banco Central permite que as instituições financeiras vendam mais dólares, aumentando a quantidade da moeda disponível.
Títulos