cartografia aplicada ao turismo
CURSO: Licenciatura em Gestão e Desenvolvimento do Turismo
UNIDADE CURRICULAR: Geografia do Turismo
Texto 3
1. Cartografia Aplicada ao Turismo
1.1. A Cartografia e o turismo
Os primeiros relatos do surgimento da cartografia incidem com as culturas primitivas, mais precisamente com os hominídeos, povos que se diferenciavam dos primatas pela sua postura vertical e a produção de ferramentas, que desenvolveram a relação de espaço, a partir de um eixo alto-baixo, no qual organizavam seu espaço ao redor do corpo humano e assim desenvolveram noções de frente e trás, direita e esquerda e cima e baixo. Cáceres (1996) reafirmava essa condição espacial dos hominídeos que permitia a estes dividir seus territórios e habitações. Esses povos, ao passarem da vida nômade para a sedentária e posteriormente com a criação dos animais domésticos, houve a necessidade de se traçar os itinerários que esses povos percorriam para levar o gado às zonas de pastagem e também nos seus grandes deslocamentos que se faziam necessários no curso das estações (AGUILAR, 1967).
1.2. Comunicação Cartográfica
A Cartografia é, em princípio, um meio de comunicação gráfica, exigindo, como qualquer outro meio de comunicação (escrita ou oral), um mínimo de conhecimentos por parte daqueles que a utilizam. A linguagem cartográfica é praticamente universal: um usuário com uma boa base de conhecimentos será capaz de traduzir satisfatoriamente qualquer documento cartográfico, seja sob qual forma esteja se apresentando.
Considerando a Cartografia como um sistema de comunicação, pode-se verificar que a fonte de informações é o mundo real, que é codificado através do simbolismo do mapa, sendo que o sinal ou o vector entre a fonte de informações e o mapa é caracterizado pelo padrão gráfico bidimensional definido pela simbologia aplicada. Um modelo simplista de comunicação estabelece três elementos principais: o profissional, elaborando a concepção