resenha cartografia
RESENHA
TIMBÓ, A. MARCOS; Elementos de cartografia. UFMG, 2001.
A Cartografia é a ciência e arte que representa, através de mapas e outras ferramentas, os ramos do conhecimento humano sobre a superfície e o ambiente terrestre. Presente desde a antiguidade, quando o homem primitivo registrava fatos do seu cotidiano, a cartografia vem evoluindo bastante e atualmente é aplicada em áreas que vão desde a Engenharia ao Turismo, utilizando como suporte a astronomia, topografia, geodésia, Sistema de Posicionamento Global (GPS), ciência da computação, entre outros.
Para representar a superfície terrestre, é necessário definir uma forma matemática das medidas, estabelecer um sistema de projeção e uma escala, visto que as representações não acontecerão em grandeza real. Existem também os sistemas de referencia de posição geográfica, que estabelecem latitudes, longitudes e coordenadas geográficas, como o Datum Horizontal e Vertical, as coordenadas Geodésicas e Tridimensionais.
A Cartografia é aplicada em cartas, mapas e plantas, de acordo com o destino e a necessidade. Os mapas são documentos mais simples, representam grandes porções da superfície terrestre em escalas pequenas; as cartas são mais complexas e detalhadas, apresentando maior precisão de dados e podem ser topográficas (contendo informações básicas do terreno, utilizadas como suporte para elaboração de ferramentas mais especificas e utilizam o método aerofotogramétrico) ou temáticas (abordando temas específicos, a partir de cartas topográficas); as plantas representam pequenas áreas, mas em grandes escalas.
O autor expõe inicialmente a necessidade do ser humano em descrever caminhos, trajetos, buscando facilitar a sobrevivência desde a antiguidade