Resenha do texto RIBEIRO, Ana Clara Torres – “Territórios da sociedade: por uma cartografia da ação”.
Faculdade de Formação de Professores
Aluna: Diely Pimentel de Aragão
Professora: Cátia Antônia
Geografia Urbana
Departamento de Geografia
Resenha do texto RIBEIRO, Ana Clara Torres – “Territórios da sociedade: por uma cartografia da ação”.
A interdisciplinaridade entre a sociologia e a geografia está neste texto contido na reflexão sobre territórios da sociedade. Estudando o poder do capitalismo que esta nas mãos da burguesia fazendo com que ocorra uma crise societária, mas que geralmente, ela é afundada pelo poderio que sempre almeja um consenso rápido, influencia dos pensamentos, entre outros.
Entende-se como espaço banal “o espaço que é de todos e de todas as práticas, incluindo a solidariedades e o agir comunicativo” (RIBEIRO, Ana Clara Torres, 2011 - p. 27). Já o território usado é uma conceituação de Milton Santos é o território onde ocorrem os fluxos de informações e se estabelece as relações sócio-espaciais, econômicas, políticas e simbólico-cultural, esse conceito alimenta a cartografia da ação.
A militarização do cotidiano seria quase uma alienação da sociedade frente ao caos de guerra que encontramos hoje, como a sociedade se depara com cenas de crime e age normalmente, principalmente se for contra algum criminoso, em alguns casos ocorre o apoio fazendo com que dificulte a ação dos direitos humanos, ocorre uma dicotomia perante a isso, como se fosse o Estado versus o bandido.
A cartografia da ação é uma cartografia que inclui as descobertas e enfermidades do cotidiano, um diálogo entre a sociologia e a geografia que enfrentará a reflexão do território usado e pela ação social, tal cartografia valorizaria vínculos sociais, vivencias e experiências.