Cartilha BDI
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de
Minas Gerais. - Belo Horizonte : Crea-MG, 2007.
40 p., il., 21cm.
I. Título : BDI
04
APRESENTAÇÃO
Ao final do ano de 2006, o Crea-MG realizou, juntamente com diversos parceiros, um seminário sobre composição do
BDI. Estiveram assentados lado a lado em nosso auditório os profissionais dos grandes contratantes de obras públicas, das instituições financeiras, das empresas executoras e dos órgãos de controle. Nesse debate foi possível observar as diferenças de entendimento sobre o tema.
Essa iniciativa foi fundamental para a discussão e a tomada de consciência sobre diversos aspectos relacionados a essa importante etapa do trabalho de engenharia, que é o processo de elaboração do orçamento. O que se verifica, na prática, é que essa etapa não vem merecendo o devido cuidado por parte dos profissionais e das empresas públicas e privadas.
A presente Cartilha é um produto das diversas questões que foram abordadas nesse seminário, assim como de seus respectivos desdobramentos.
O BDI - Bonificação e Despesas Indiretas – constitui o percentual referente às despesas indiretas e ao lucro, aplicadas ao custo direto de um empreendimento, incluindo itens como equipamentos, materiais e mão-de-obra. A correta utilização desse instrumento é vital para a própria viabilidade econômica de uma obra ou serviço, já que o preço final num orçamento é determinado pelos custos diretos e pelo próprio BDI.
Assim, o BDI reveste-se de grande importância nesse momento em que o Brasil começa a retomar as obras em áreas como infra-estrutura, saneamento, habitação e transportes.
Com esta Cartilha, o Crea-MG espera dar mais uma contribuição para a uniformização do entendimento sobre o tema, assim como o aprimoramento da qualidade no exercício das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea, que constitui um fator importante para os próprios profissionais e para a sociedade brasileira