cartel
Módulo: Atividade: Individual
Título: Carteis
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia
Introdução
Entende-se Cartel com a formação de uma “união”, contando, até mesmo com a possibilidade de ser firmado um acordo (por sua vez, ilegal) entre empresas diferentes que apresentam interesses comuns. Os principais aspectos relacionados a formação de cartéis que, de alguma maneira, influenciaram na economia, a exemplo do setor de combustíveis, que envolve aumento de preço, redução de produtos ofertados, perda da eficiência de mercado e muitos prejuízos para os consumidores. Com isso, determinadas medidas são necessárias, como o combate aos efeitos prejudiciais dos cartéis, a partir de uma série de ações que podem ser tomadas, seja por órgãos específicos para investigar os casos de cartéis, como o CADE.
Principais características do cartel
O Cartel é uma união coordenada entre empresas distintas, e pode resultar no alcance de um monopólio de mercado de modo a possibilitar o controle da produção e das condições de venda para atender ou, até mesmo limitar uma demanda específica. A formação de um cartel também pode surgir no interesse comum entre diferentes empresas para controlar a determinação de preços e a fixação das margens de lucro sobre um determinado bem que oferecem em comum.
Assim podemos entender que a formação de cartéis é uma prática considerada ilegal em muitos países, todavia, esse é um fenômeno comum de acontecer em economias capitalistas, de que o motivo por sua proibição consiste no efeito de prejudicar a participação de outras empresas, concorrentes, que oferecem produtos ou serviços semelhantes, mas que não constituem a formação de um cartel.
O setor de combustíveis é propenso à cartelização por ter características como produto homogêneo, semelhança dos custos, barreiras regulatórias e atuação ativa por parte de Sindicatos de forma a auxiliar na uniformização ou coordenação das condutas