Cartel
Módulo: 2
Atividade: AI 1
Título: Carteis
Aluno: Milena Gomes Dias Dionizio
Disciplina: Introdução á Economia
Turma: IEPOS_T0410_0814 IEPOSEAD
Introdução
Neste trabalho abordaremos o conceito de cartel, suas características e exemplo prático de como o mesmo é formado e identificado.
“Carteis são grupos de empresas que combinam preços, ou outras variáveis do mercado em detrimento do consumidor” - Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Frederico Araujo Turolla.
Explicando melhor sua definição, carteis são empresas que combinam preços ou estratégias entre si para beneficio próprio, impedindo assim que os consumidores possam optar pelo preço mais baixo, prejudicando-os de maneira significativa.
Precisamos ressaltar também que os carteis são considerados ilícitos , prejudicam a livre concorrência.
Essa analise econômica sobre os carteis, foi ganhando força ao longo do tempo, principalmente com a teoria dos jogos e seu principal responsável se assim podemos dizer é o John Nash, que inclusive foi tema do filme: Uma mente brilhante.
A teoria dos jogos é mais utilizada para analisar oligopólios, estrutura de mercado de concorrência imperfeita onde sua principal característica é a presença de poucas empresas, que precisam considerar e analisar comportamentos e reações uma das outras quando o assunto é o mercado, criando uma interdependência entre as mesmas.
Para tal prática ilícita, foi criado o CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mais adiante falaremos da sua criação e de sua importância detalhadamente.
Principais características do cartel
Como já vimos anteriormente, Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Frederico Araujo Turolla, dizem que “carteis são empresas que combinam preços ou outras variáveis do mercado em detrimento do consumidor.”
Mas se torna de suma importância ressaltarmos que cartel não é só a combinação de preços pura e simplesmente, existem outras características