Carteis
Módulo:2 Atividade:10.2.1
Título: Cartéis dano social
Aluno: Carolina Alves Cândido Fernandes
Disciplina:Introdução a Economia Turma:Adm 29
Introdução
A partir da Segunda Revolução Industrial, começaram a ser formados cartéis entre empresas concorrentes que tinham como objetivo eliminar os efeitos da concorrência, possibilitando lucros cada vez maiores em detrimento do bem estar dos consumidores.
Os cartéis são totalmente opostos aos direitos dos consumidores viabilizam a prática de preços cada vez mais altos e tornam muitos bens e serviços indisponíveis. Além desses malefícios os cartéis desestimulam a criação de novos produtos e processos produtivos.
No Brasil assim como em diversos outros países do mundo os cartéis causam prejuízos de centenas de bilhões de reais por ano, segundo informações do Gazeta online entre 1999 a 2009 as multas por formação de cartéis somaram cerca de 1 bilhão de reais em 73 empresas. O que é uma evidência de que o país busca combater a formação de cartéis.
Setores com maior incidência de cartéis
A formação de cartéis no Brasil tem sido cada vez mais comum, atingem diferentes setores desde setores ligados a produção de laranja até a aviação, no entanto a maior parte dos escândalos estiveram relacionados ao setor de combustíveis.
No Brasil, além de combustíveis foram investigados cartéis no setor siderúrgico, na aviação, em empresas prestadoras de serviços para reforma de plataformas da Petrobrás.
De acordo com Porto (2010) ainda há outros exemplos de formação de cartéis no Brasil como nos setores de cimentos, vitaminas, medicamentos genéricos e transporte coletivo.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Não há dúvidas quanto aos mais prejudicados com os cartéis, sim os consumidores tem a opção de decidir comprar ou não determinado produto no entanto mesmo que decidam não adquirir determinado produto estão reduzindo sua cesta de consumo. Além de prejuízos