Cartas Pras Icamiabas
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
Trabalho de Literatura Brasileira
Análise do Capitulo IX: “Carta pras Icamiabas” da Obra Macunaíma: Herói sem Nenhum Caráter de Mário de Andrade
Aluna: Ana Caroline dos Santos
Número USP: 9015250
Professora: Yudith Rosenbaum
O capítulo IX “Carta pras Icamiabas” do livro “Macunaíma: Herói sem Nenhum Caráter” de Mário de Andrade tem uma importância muito grande com relação aos capítulos anteriores.
Analisando mais a fundo as características deste capítulo, foi possível notar a alteração do foco narrativo. O que antes tinha foco no narrador, nas “Cartas pras Icamiabas” tem seu foco no personagem. Então, pegando um trecho do capítulo VIII “Vei, a Sol”, logo no início, podemos notar que é uma terceira pessoa que está contando a história:
Macunaíma ia seguindo e topou com a árvore Volomã bem alta. Num galho estava um pitiguari que, nem bem enxergou o herói, se desgoelou cantando – “Olha no caminho quem vem! Olha no caminho quem vem!” Macunaíma olhou pra cima com intenção de agradecer mas Volomã estava cheinha de fruta.
A história até então era contada por um papagaio, mas somente no final do livro a revelação do narrador acontecerá.
Diferente do capítulo VIII e anteriores, o capítulo IX possui uma narrativa em primeira pessoa, mostrando a forma como a personagem vê os caminhos que percorreu, o sentimento que ele tem de toda essa trajetória e nós, leitores, reparamos na estranha forma de expressão do autor, que abordaremos posteriormente. Neste momento, para fazer um comparativo com o trecho apresentado previamente sobre o foco narrativo, será exposto um excerto do capítulo IX:
Muito estimaríamos que compartilhásseis da nossa desconfiança, senhoras Amazonas; e que convidasseis também algumas dessas damas para demorarem nas vossas terras e Império nosso, por que aprendais com elas um moderno e mais rendoso género de vida, que muito