Estudo dirigido sobre Macunaima
Licenciatura em Letras
Disciplina: Literatura Brasileira III – Modernismo
Acadêmica: Raquel Barros Pinto
Professor: Flávio Camargo
ESTUDO DIRIGIDO
Araguaína/2012
ESTUDO DIRIGIDO – MACUNAÍMA (5,0 PONTOS)
Questão 1º. Desenvolva o tópico frasal abaixo exemplificando-o com comentários e análises de passagens de Macunaíma.
“O que se chama ‘primitivismo estético’ do período em que se gestou a rapsódia vem a significar uma reviravolta nos processos de mímesis literária” (BOSI, 2003, p.191)
De acordo com Bosi (2003), no final da década de 20 o modernismo brasileiro assumiu um caráter primitivista muito expressivo. Influenciado por esse período, Mário de Andrade escreveu Macunaíma, buscando, através da invenção artística, atingir o nosso imaginário, trouxe para a obra elementos nacionais como a fauna, a flora, ditos populares, crendices, folclore etc. O primitivismo estético ao qual Bosi se refere na citação acima, diz respeito ao modo como a história é contada e os vários acontecimentos dentro de um tempo e espaço míticos. Ele é representativo de uma das formas de se compreender Macunaíma, a perspectiva lúdica e estética. Como afirma Almeida:
Em Macunaíma, temos o trabalho da elaboração do ficcional a partir da transmissão mítica, que por sua vez é ficcionalizada no romance. O ato de narrar (a historia é contada por um narrador, ouvida de um papagaio, que teria ouvido de Macunaíma) e a maneira de narrar logo no início do livro de forma solene mostram a estruturação da própria narrativa mítica.
(ALMEIDA, 2008, p.70).
Nas passagens transcritas a seguir, podemos perceber o ato e maneira de narrar a qual Almeida se refere, sendo a primeira retirada do epílogo e a segunda do início da narrativa.
E só o papagaio no silêncio do Uraricoera preservava do esquecimento os casos e a fala desaparecida. Só o papagaio conservava no silêncio as frases e feitos do herói. Tudo ele contou