carta
O Professor e as Condições de Trabalho
(...) a questão da formação de professores não pode ser dissociada do problema das condições de trabalho que envolvem a carreira docente, em cujo âmbito devem ser equacionadas as questões do salário e da jornada de trabalho. Com efeito, as condições precárias de trabalho não apenas neutralizam a ação dos professores, mesmo que fossem bem formados. Tais condições dificultam também uma boa formação, pois operam como fator de desestímulo à procura pelos cursos de formação docente e à dedicação aos estudos. (SAVIANI, Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009, p.11)
Para uma qualidade de ensino é necessario professores qualificados e competentes, com excelente formação acadêmica e condições adequadas de trabalho.
Mas para que haja uma educação de qualidade é preciso envestimentos na educação. Isso as vezes não ocorre em algumas escolas no brasil.
É facil pronunciar na televisão sobre a educação, quero ver é dar oportunidade a todos com educação de qualidade, buscando aperfeiçoamento e valorizando o professor como educador.
Um professor mesmo formado nunca deixa de aprender, troca de experiencias com outros professores, pesquisas e muito mais.
Há uma sobre carga no trabalho, pela falta de material pedagógico, o excesso de alunos em sala.
Com tudo isso gera um descontentamento na forma de atuar, mas que o professor não pode dissociar o problema do trabaho, com a questão relacionada ao salário e jornada de trabalho. Alguns professores optão por elevados números de aulas pra garantir um salário razoavel, sem descanso ou lazer, e isso consequentemente acaba prejudicando a si proprio e aquele que esta ali para aprender.
O professor é como um apoio para os jovens perantes os estudos, o professor esta ali para ensinar e despertar a curiosidade do aluno ajudar no desenvolvimento, encorajalo para encarar o futuro com confiança.