carta pedagógica - Maria Tereza dos Reis Gomes
Cara Professora Maria Auxiliadora,
Gostaria de lhe contar sobre a experiência e aprendizado que adquiri nas últimas semanas ao visitar uma escola de Brasília. Tenho certeza de que você é a pessoa certa com quem posso dividir todas as coisas que pude aprender e observar dentro da Escola Paroquial Santo Antônio, por isso lhe escrevo esta carta.
A escola tem uma excelente estrutura que compreende seis prédios: o da administração, do ensino infantil, do ensino fundamental I, do ensino fundamental II, do ensino médio e o ginásio. O espaço é excelente e conta com quadras poliesportivas, pátio coberto e descoberto, dois anfiteatros, um auditório, um restaurante e uma lanchonete. Nos prédios estão distribuídas 58 salas de aula, 2 salas de artes, 3 salas de informática, 2 laboratórios, uma sala de multimeios, 2 salas para reuniões, 10 salas para a equipe pedagógica, 2 salas para os professores, 12 salas administrativas, a secretaria, uma capela, uma enfermaria, o depósito, 12 banheiros para os funcionários e 20 para os alunos. Os funcionários ainda contam com um estacionamento privativo. É realmente impressionante. Muito diferente da escola classe na qual minha mãe lecionou na 102 sul, onde eu passei muitas tardes ajudando minha mãe a preparar materiais para suas aulas. Embora a realidade das duas sejam completamente diferentes, as duas escolas são bem organizadas, limpas e decoradas com temas educacionais, sociais e, no caso do Santo Antônio, religiosos. Aliás, a equipe de limpeza e manutenção do Santo Antônio é enorme e eficiente. A estrutura da escola não apresenta ambientes quebrados ou que ofereçam riscos para as crianças e a limpeza dos pátios e banheiros é incessante.
A escola também conta com uma biblioteca de tamanho médio e com a capacidade de 36 alunos. Atualmente um bibliotecário faz os dois turnos e cuida dos 20.000 exemplares de 8.000 títulos. O nome dele é William e ele me disse que a média de consultas e visitas feitas