Carta de pero vaz
No início da carta, Pero Vaz relata que assim como o capitão-mor da frota e assim como os outros capitães, escreverão a Vossa Alteza informando sobre a nova terra e se comprometendo a escrever.
Ele relata que a partida de Belém, viram as ilhas de Cabo verde. Se perderam da frota Vasco de Ataíde com sua nau. O capitão não o achou. Tentou então fazer seu próprio caminho, no dia 21 de abril eles toparam com algum sinal da terra, pois enxergavam ervas compridas. No dia seguinte encontraram aves. Do monte alto, o capitão pôs o nome da terra de Vera Cruz. Nisso surgiu a primeira vista que surgia homens na terra, eram mais ou menos uns vinte habitantes, todo nus de pele parda.
ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh No início da carta, Pero Vaz de caminha relata que assim como o capitão-mor da frota e assim como os outros capitães, escreverão a Vossa Alteza informando sobre a nova terra e se comprometendo a escrever apenas o que viu e aconteceu.
Ele relata que a partida de Belém foi na segunda-feira, 9 de março, passando entre Canárias, viram as ilhas de Cabo verde(ou ilha de São Nicolau). Ao amanhecer de uma segunda-feira, se perderam da frota Vasco de Ataíde com sua nau, sem haver tempo forte... O capitão fez o possível par ao achar, mas não conseguiu.
Tentou então fazer o próprio caminho até que no dia 21 de abril ,terça-feira de oitavas de Páscoa, eles toparam com algum sinais de terra, enxergavam ervas compridas que chamaram de Botelho ou até de rabo-de-asno. E na quarta do dia seguinte de manhã encontraram aves, que chamam de fura-buchos. Do monte alto, o capitão pôs o nome de Monte Pascoal e à terra de Terra de Vera Cruz.
Nisso surgiu à primeira vista de que possuía pessoas nesta terra. Com navios pequenos chegaram próximo a terra e viram sete ou oito homens. Retornaram e vieram com os