carta de pedido
A DIVULGAÇÃO DOS PLANOS DE BENEFICIOS DE REFORMA POR PARTE DAS
EMPRESAS COTADAS NO PSI GERAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
Helena Sofia Pereira
Técnica Superior – ISCAL
Ana Isabel Dias
Equiparada a assistente 2º triénio - ISCAL
Osvaldo Caldeira
Professor Adjunto - ISCAL
Maria do Céu Almeida
Professora Coordenadora - ISCAL
ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Área Temática: A) Información Financiera y Normalización Contable
Palavras-chave: divulgação, benefícios de r eforma, planos de benefícios definidos, planos de contribuição definida, repartição pay-as-you-go.
1
A DIVULGAÇÃO DOS PLANOS DE BENEFICIOS DE REFORMA POR PARTE DAS
EMPRESAS COTADAS NO PSI GERAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
Resumo
No sentido de verificar a adesão das entidades à constituição de planos de reforma e a qualidade da informação apresentada pelas mesmas, procedeu-se à recolha dos dados através da análise de conteúdo do Relatório e Contas consolidados anuais das entidades cotadas no PSI geral, sendo utilizada a estatística descritiva e a análise exploratória de dados, sem prejuízo de análises futuras, nas quais se propõe efectuar a avaliação de sub-hipóteses através de duas técnicas: tabelas de contingência e análise de variância (ANOVA).
Observou-se que as categorias da informação divulgada reconheceram um aumento de 7% entre os períodos 2005-2008 revelando um aumento na especificidade das informações fornecidas.
2
1 - Introdução
O interesse crescente dos planos de reforma advém de uma razão fundam ental, o problema da primeira geração, a que nunca tinha contribuído aquando a criação do sistema e, o problema da última geração, a que pode não ter activos de substituição se a demografia não se alterar. Em Portugal, este problema é levantado devido à existência de um regime de segurança social obrigatório e de um sistema de repartição, em que a população activa é responsável pelo pagamento das pensões à