carta de atenas
O homem é um ser biopsicosocioespiritual e ecológico e necessita de vida social, necessita participar de um grupo. O homem é um ser político.
A geografia e a topografia influenciam direta e indiretamente a cultura de um povo, pois o homem tem que se adequar a natureza, haja vista que o sol comanda tudo e a todos.
Outro fator preponderante é o econômico que é responsável pela pobreza ou riqueza de um povoado, ou seja, a cidade que se instala em uma região fértil, produtiva e coberta de cultivos têm seu abastecimento assegurado. As matérias primas da região servirão de moeda de troca se a região possuir acesso para as comunidades vizinhas.
Vários foram os motivos que deram origem as cidades, por vezes era o valor defensivo. É o alto de um rochedo ou uma curva de um rio viam nascer ao longo um pequeno burgo fortificado. Às vezes o cruzamento de duas rotas, unia cabeça de ponte ou uma baía do litoral. As cidades eram protegidas por muralhas e as pessoas que ali habitam de forma arbitrária eram locadas de acordo com o seu poderio econômico. Com o aumento o diminuição da população as muralhas foram demolidas, surge a era do maquinismo, novos meios de transporte, ampliando a zona de trocas.
O primeiro dever do urbanismo é pôr-se de acordo com as necessidades fundamentais do homem.
Com o advento da revolução industrial, tivemos o êxodo rural e famílias inteiras, migraram para a s cidades e com o inchaço da população passou a morar mal e de forma desordenada surgem os problemas de saúde, social, político e econômico e a alta densidade demográfica faz que surjam os cortiços que se caracterizam pela ausência do sol, aparecimento de doenças como a