Islamismo, visão ocidental e reflexões
Resumo
O presente trabalho procura discutir e mostrar o ponto de vista da comunidade muçulmana dentro de um panorama mundial onde cada vez mais o povo dessa religião vem sofrendo com diversas ações e imposições, muitas vezes tidas como “medidas de segurança” por governos e pessoas visando o próprio bem- estar. E entender com isso, toda a cultura que foi gerada entorno da religião muçulmana, do Islamismo e seus seguidores, como sendo eles os responsáveis pelo terrorismo no mundo e como o mundo mudou para eles em relação a isso, de que maneira suas vidas mudaram e o que essas mudanças acarretaram.
Palavras chave: Islamofobia. Religião. Terrorismo. Preconceito. Islã.
1. Introdução
A escolha do tema deste artigo busca mostrar o ponto de vista sobre as mudanças que o mundo sofreu depois dos principais ataques terroristas da história, o 11 de Setembro por uma perspectiva islâmica e não ocidental.
A decisão em trabalhar com este tema foi a motivada pela curiosidade de saber o porquê de um sentimento de “islamofobia” cresce cada vez mais nas pessoas após os ataques sem nem conhecer aquilo que as fazem temer, criando a impressão de que todos os muçulmanos podem querer, explodir, matar ou morrer por sua crença religiosa.
Devido as várias questões que surgem sob este panorama é preciso entender em que essas pessoas, muçulmanas pensam sobre esses acontecimentos e o que o islamismo, a sua religião diz a respeito deles.
Entender quem são os extremistas dispostos a matar e morrer e quem são apenas cidadãos comuns em pleno século XXI que só querem viver em paz.
A organização deste artigo apresenta-se da seguinte forma: Após a introdução, a seção dois oferece uma breve revisão de conceitos sobre o Islã , enfocando quem são essas pessoas temidas por todo o mundo e por que isso acontece.
A seção três revisa os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, e o que mudou após eles, e o impacto na vida das